O que é uma Consulta Pública?

Consulta Pública é um mecanismo de transparência que pode ser utilizado pela Administração Pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema. Esse mecanismo tem como objetivo incentivar a participação da população nas questões de interesse coletivo, ampliar a discussão sobre o assunto e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.
jQuery UI Accordion - Default functionality

Estimular a participação da comunidade na discussão das questões públicas é um caminho definitivo para sociedades democráticas. Nos dias atuais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem se mostrado as melhores ferramentas para promover a participação popular organizada.

EM TEMPOS DE TRANSPARÊNCIA E INTERNET

A Internet combinada com as Leis de Transparência e Acesso à Informação tem exigido dos políticos atuais a criação e manutenção de espaços públicos digitais. A Lei de Acesso a Informação tornou obrigatória a publicação de informação nos sítios oficiais da rede mundial de computadores.

INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR

É exigência legal e traz elementos para planejar, executar e divulgar as ações do Poder Público. A sociedade tem dado claros sinais de engajamento político e vontade de participar, expondo suas opiniões, críticas e anseios na Internet.

O POLÍTICO ATUAL

Precisa estar à frente nas discussões que ocorrem pela Internet nas redes sociais. Antecipar-se a comentários e pré-julgamentos de internautas oferecendo opções melhores construídas de consultas públicas digitais são atitudes que preservam a imagem do político.

ATITUDES ESPERADAS DOS POLÍTICOS NOS DIAS ATUAIS

Divulgar diretrizes, compreender as demandas da sociedade, apontar prioridades, dar publicidade aos resultados são iniciativas indispensáveis dos políticos dos dias atuais.

CIDADANIA, TECNOLOGIA E CONFIANÇA POLÍTICA CAMINHAM JUNTAS

Com o exclusivo Sistema de Consulta Pública Digital, o cidadão participa de fato da discussão política opinando sobre temas relevantes para a comunidade de forma rápida, fácil e transparente. A tecnologia aplicada no Sistema de Consulta Pública Digital permite a visualização de um mapa social informativo e integrado.

FÁCIL PARA TODO CIDADÃO

Basta acessar o Portal da Transparência, se capacitar sobre o tema, se cadastrar e dar sua opinião! Elaborado pensando em eficiência e funcionalidade, o Sistema de Consulta Pública Digital é bastante simples e intuitivo para o cidadão navegar.

ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA ATUAL

Tecnologia da informação de última geração, que proporciona fácil administração do Portal da Transparência e total customização para as necessidades dos órgãos públicos.

SOBRE O SISTEMA

O Sistema de Consulta Pública Digital permite abordar via WEB, assuntos relevantes de forma organizada e controlada, viabilizando a articulação do mundo público com os cidadãos. Após o encerramento das consultas o sistema gera RELATÓRIOS com GRÁFICOS precisos e detalhados.

Desenvolvido sob o conceito SaaS (Software as Service), utilizando uma plataforma JAVA e banco de dados padrão SQL (Structured Query Language) permite fácil personalização e administração do portal.

Permite a disponibilização de TEXTOS, FOTOS e VÍDEOS, reunindo um conjunto de informações que capacita os cidadãos sobre os temas em discussão, gerando contribuições conscientes.

Apenas usuários cadastrados no sistema podem contribuir em uma CONSULTA em ANDAMENTO, dessa forma é possível configurar os dados requeridos no cadastro, possibilitando DETALHAR os RELATÓRIOS gerados pelo sistema.

O objetivo de uma CONSULTA PÚBLICA é a participação do cidadão nas tomadas de decisões em assuntos relevantes para sua cidade.

  • estatística dos cidadãos que opinaram CONTRA a ementa da consulta

  • estatística dos cidadãos que opinaram A FAVOR da ementa da consulta

  • estatística dos cidadãos MAIORES DE IDADE que contribuíram com a consulta

  • estatística dos cidadãos com ENSINO SUPERIOR COMPLETO que contribuíram com a consulta

GEORREFERENCIAMENTO

O Sistema de Consulta Pública Digital conta com o recurso de georreferenciamento, possibilitando armazenar a localização exata de onde o cidadão participou dando sua opinião ou sugestão.

Georreferenciar as contribuições dos usuários é de extrema importância, pois as demandas dos moradores do bairro “A” podem ser diferentes das demandas dos moradores do bairro “B”.

Ao final da consulta obtém-se um material rico em ESTATÍSTICAS, gerando uma visão aprofundada sobre as questões propostas e as opiniões dos cidadãos.

Esse recurso permite ao Órgão Público visualizar de forma clara em um mapa qual a representatividade de participação por região.

Vejamos a seguir uma imagem ilustrativa retirada da área de georreferenciamento do sistema.

Clique no botão a seguir para visualizar um relatório gerado de uma Consulta Pública Digital realizada pela Câmara Municipal de São Carlos/SP.

VÍDEO DEMONSTRATIVO

Veja abaixo um breve vídeo demonstrativo com algumas das principais funcionalidades do sistema de Consulta Pública:

NOSSOS Clientes

Em nossa trajetória temos orgulho por ter conquistado grandes clientes e parceiros, nosso maior objetivo é manter nossos clientes satisfeitos e buscar criar e manter relacionamentos de longo prazo, baseado na integridade e comprometimento, sempre atendendo suas necessidades. Conheça alguns de nossos principais clientes:

São Carlos-SP

Câmara Municipal

LEME-SP

Câmara Municipal

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP

Câmara Municipal

Herculândia-SP

Câmara Municipal

Depoimentos

Veja abaixo algumas opiniões de servidores das entidades que utilizam o Sistema de Consulta Pública

Para acessar a área administrativa do sistema clique no botão a seguir

ARTIGOS

O tema Consulta Pública é bastante relevante para ógãos públicos e para a sociedade, sendo uma forma simples e viável para a real participação do cidadão em questões relevantes para sua cidade, ainda assim é uma prática pouco conhecida e praticada. Disponibilizamos a seguir alguns artigos relacionados ao assunto, visando cada vez mais disseminar esse assunto.

Contato

Para saber mais detalhes sobre o sistema de consulta pública entre em contato através do nosso e-mail ou fale diretamente com um dos nos técnicos via whatsapp.
× (16) 99753-5008